Viver na Granja: 03.03.2011

ONG dissemina cultura e conscientização ambiental

titulo noticia

Há cinco anos, alguns jovens do Jd. Japão em Cotia iniciaram um festival de música beneficente e dessas reuniões nasceu a vontade de mudar um pouco a realidade do bairro. Esse foi o início do Espaço de Cultura Autonomia Libertária, ONG fundada há pouco mais de um ano, que abriga em sua sede uma biblioteca, oferece à comunidade diversas oficinas culturais e mantém uma cooperativa de reciclagem. 

A cooperativa serve como sustento da ONG e ao mesmo tempo ajuda a difundir a conscientização ambiental pelo bairro, que é o principal objetivo da entidade. Anderson Argolo e Marcelo Cunha estão à frente da ONG e dedicam todo o tempo às atividades realizadas no local. Muitos são os colaboradores e admiradores da iniciativa dos dois jovens ativistas. A batalha para levar cultura e conscientização ambiental em um bairro tão carente é diária.  

A sede da entidade está sendo construída aos poucos, de acordo com os princípios da bioconstrução, técnica que utiliza recursos naturais (e locais) e materiais reutilizados. No caso da sede da ONG, o conhecimento de Anderson e Marcelo sobre bioconstrução aliado à criatividade resultou em uma parede feita com terra, esterco e capim e garrafas de vidro para entrar iluminação, outra foi feita com garrafas pet coloridas, no telhado foi utilizado bambu para sustento das telhas e o chão foi feito com palets. 

A biblioteca é coberta por lona e foram utilizados cacos de cerâmica para o chão. Além disso, foi construído um banheiro seco ou compostável, que além de não utilizar água, transforma os resíduos em adubo. Está em processo de construção, uma cozinha com forno e fogão de barro.

Toda a construção do centro de cultura foi feita com a ajuda de colaboradores e da comunidade, principalmente as crianças que se divertiram durante todo o processo.  

Biblioteca e oficinas

A biblioteca mantida pela entidade tem diversos títulos, todos doados, uma bibliotecária do bairro catalogou os livros, que estão separados por assunto. É aberta de segunda a sábado, das 10h às 18h. Além disso, às quartas há o projeto “Cine Liberta”, em que há exibição de filmes. 

Na ONG são ministradas oficinas de violão, yoga e agroecologia e bioconstrução, que está com inscrições abertas. Serão iniciadas aulas de teatro aos domingos. As oficinas são ministradas por Anderson, Marcelo e mais dois voluntários. A entidade está procurando voluntários para ampliar o número de oficinas.

Cooperativa de reciclagem

A coleta de material reciclável é feita no Jd. Japão e no bairro vizinho, Assaguai. Eles coletam cerca de 15% dos resíduos recicláveis das residências do bairro, quatro pessoas fazem a separação do material. Segundo Anderson, pela estrutura que têm, não há como coletar em todo o bairro e no bairro vizinho, mas ele ressalta que a intenção não é que aumente o material e sim que, com a iniciativa, consigam despertar a consciência ambiental nos moradores. “A ideia é que as pessoas se habituem a reduzir o lixo que produzem e percebam a infinidade de coisas que dá para fazer com materiais resgatados no lixo, além de gerar emprego e renda. O que fazemos é um ativismo, o trabalho não é por dinheiro, é vontade de mudança”.

Como noticiamos na edição anterior, o carro que a entidade usava para fazer a coleta do material foi incendiado no início de janeiro, prejudicando a coleta, mas eles continuaram fazendo o trabalho e driblando as dificuldades como já estão acostumados a fazer. Arrecadaram dinheiro com a comunidade e comerciantes e com isso conseguiram dar entrada no conserto do carro. Neste sábado, 05 de março, a partir das 14h, haverá um bingo para arrecadar fundos para o conserto. Além de comprar as cartelas, as pessoas podem colaborar com prendas para o bingo.

Como ajudar

Os interessados podem entrar em contato com a ONG para ajudar financeiramente com o sustento das atividades ou colaborar sendo voluntário.

 

Espaço de Cultura Autonomia Libertária

Rua Mem de Sá, 570 Jd. Japão – Cotia

Tel.: 4242-1045

e-mail: autonomialibertaria@hotmail.com

http://autonomialibertaria.blogspot.com/

 

GeoIncorp - Copyright © 2011 - Todos os direitos reservados.
Av. Doutor Vital Brasil, nº 305 Sala 1402, Butantã, São Paulo - SP, CEP: 05503-001, Tel: (11) 3722-2677