Viver na Granja: 20.04.2011

A arte da esgrima chega à Granja

titulo noticia

Desde o início do ano, os granjeiros de todas as idades ganharam mais uma opção de esporte para praticar. Trata-se de uma das mais tradicionais e milenares modalidades olímpicas. Em fevereiro, o Clube Pitangueiras trouxe a novidade para a região e passou a promover aulas de esgrima comandadas pelo russo Alkhas Lakerbai, treinador da equipe brasileira há mais de 10 anos. “Para as pessoas que moram aqui, às vezes fica difícil se descolar para ter aulas. O resultado é que muitos acabam nem tendo a oportunidade de conhecer o esporte”, comenta Alkhas, que também ministra aulas em São Paulo, onde treina centenas de alunos. “Um preconceito que as pessoas têm é presumir que é uma atividade cara para se praticar. Não é verdade. Hoje, pode-se ter duas aulas por semana pagando R$ 240,00, já com todo o equipamento incluso, das melhores marcas do mundo”, informa o treinador, que também lembra das vantagens que o esporte pode proporcionar aos seus praticantes. “Não é por acaso que esse esporte é conhecido como ‘xadrez com músculos na velocidade de luz’. Ajuda muito na postura, fortalece pernas, corpo e também treina reflexos e equilíbrio. Se as pessoas conhecerem, tenho certeza que vão gostar”, aposta.

A história que trouxe a esgrima para a Granja Viana passa por Karina Dahmer, praticante da modalidade há muitos anos, que acabou sendo uma das grandes incentivadoras do esporte na região. “Depois de um dia de muito trânsito que enfrentei para ir a um treino na academia do Alkhas, no centro de São Paulo, comentei com ele que seria uma boa se ele pudesse dar aulas na Granja. Ele também já tinha pensado nisso, então conheci a sala perfeita para a modalidade e o Toninho (presidente do Clube das Pitangueiras) foi super solicito e acreditou na ideia, disponibilizando o espaço”, conta Karina. “Os granjeiros terão a oportunidade de experimentar uma modalidade magnífica e diferenciada. Assim como já temos praticantes de golfe, de hipismo, de automobilismo aqui na região, poderemos também ter bons atletas de esgrima num futuro próximo, lembra a atleta, fã de esportes desde pequena, tendo praticado balé, hipismo e ginástica olímpica.

Esgrima (Modalidade Sabre)

Horários: Aulas às terças e quintas-feiras, das 17h às 22h. Mensalidade: R$ 240,00*

Local: Clube Pitangueiras. Fones: 4617-3439 ou 4612-2540

* Primeira aula gratuita e promoção de 50% de desconto no primeiro mês para quem se matricular até o dia 10 de maio.

História, curiosidades e regras

• A palavra esgrima vem do antigo provençal “escrima”, proveniente do vocábulo germânico “skirmjan”, que significa proteger.

• O objetivo é tocar o adversário com uma lâmina ao mesmo tempo em que se tenta evitar ser tocado por ele.

• Existem três disciplinas de esgrima: o florete, a espada e o sabre, diferindo não só no formato da lâmina, mas também nas zonas do corpo onde um toque é válido.

• A história da esgrima tem uma origem de, pelo menos, três mil anos. Pinturas egípcias e gregas mostram guerreiros empunhando espadas. A Bíblia também se refere a muitas espadas ao longo dos dois testamentos.

• A pista de esgrima tem catorze metros de comprimento, mais um metro e meio a dois metros de recuo, zonas que também podem ser utilizadas. A largura da pista é de um metro e meio a dois.

• A pista ideal é elevada do chão e usada com uma malha condutiva aterrada para o uso eletrônico. Se um esgrimista sair da pista lateralmente para fugir de um golpe, poderá retornar, porém deverá andar 1m para trás. Se sair pelo fundo, será dado ponto para o adversário.

• As vestimentas de esgrima são tradicionalmente brancas, além da máscara protetora, luva na mão armada e um colete protetor para os homens enquanto as mulheres usam protetores especiais para os seios.

• Antes do surgimento dos sensores eletrônicos, as armas eram mergulhadas em tinta para facilitar o trabalho dos juízes ou então se utilizava giz na ponta para indicar o golpe.

• A etiqueta requer que cada esgrimista cumprimente o adversário rapidamente com a arma, também cumprimente o árbitro e os assistentes, em seguida coloquem suas máscaras.

• Em competições, homens somente jogam com homens e mulheres com mulheres. As disputas podem ser individuais ou por equipes.

GeoIncorp - Copyright © 2011 - Todos os direitos reservados.
Av. Doutor Vital Brasil, nº 305 Sala 1402, Butantã, São Paulo - SP, CEP: 05503-001, Tel: (11) 3722-2677