Notícias do Mercado: 25.10.2013

Seu pet e a organização

titulo noticia

Você mora em casa ou apartamento e tem um animal de estimação? Então você deve saber que ele precisa ter um espaço só dele, um local adequado para comer, descansar, dormir, fazer necessidades e até mesmo brincar.

Afinal, quando você está triste, ele é o primeiro a consolá-lo, ficando por perto sempre carinhoso e solidário. É ele que dá o alerta quando percebe algo errado ou pressente o perigo…

Na opinião da designer de interiores Mon Liu, os gatos nunca vêm para a sua vida por acaso. “São independentes, delicados e extremamente sensitivos. Adoram tapetes e almofadas aconchegantes. O gato pertence à casa. Gostam de cantinhos apertados, seguem uma rotina, estranham pessoas que não conhecem”, diz.

Segundo Mon, os felinos, que não obedecem a comandos quando não estão com vontade, precisam sempre de água limpa e um pote com areia para as necessidades básicas. O cantinho onde ficam precisa estar limpo, organizado e arrumado. “Eles se irritam com facilidade. Precisam de um arranhador. Os brinquedos são os mais simples possíveis, como novelo de lã e bolinha de papel”, acrescenta.

Os cachorros são mais dependentes que os gatos. Afetivos, protetores, muito amigos dos seres humanos. Gostam de interação e brincadeiras, sentem ciúmes e escolhem um dono na casa. Têm facilidade de serem adestrados, servindo de guia para portadores de necessidades especiais. A fidelidade e a lealdade são características deles e cada raça tem o seu temperamento.

O arquiteto Augdan de Oliveira Leite, que tem cachorro no apartamento onde mora, procura deixá-lo na lavanderia. “Eu acho melhor delimitar o espaço do cachorro. Para dormir, ele tem o cestinho ou caminha. Os potes de água e ração têm o lugar certo, longe de onde ele faz as necessidades”, afirma.

Alguns veterinários aconselham que três principais locais de uso do animal devem ser pré-estabelecidos pelo dono: onde irá dormir, onde irá comer e onde será seu banheiro. Esses locais, como estão dentro da casa ou do apartamento, devem ser em áreas distintas. O animal deve se alimentar em local sempre distante da área onde ele fará suas necessidades.

O local onde o animal faz suas necessidades, onde fica seu jornal, tapete higiênico ou caixinha de areia, deve ser mantido sempre limpo. É recomendável que seja um local fácil de limpar, como a lavanderia. Quem mora em casa com quintal ou que tenha área de serviço externa pode colocar o banheiro do animal ali.

Não é recomendado que o animal durma na cama com seus donos e, se possível, é melhor evitar que ele fique até no mesmo quarto. A caminha pode ser colocada na sala ou em algum quarto extra da casa. O ideal é que o animal tenha uma almofada, colchonete, cesto, manta ou qualquer material que possa protegê-lo do frio, calor ou umidade que possa vir do piso.

Também é importante que o bichinho tenha um espaço para seus brinquedos e, no caso do gato, o arranhador. É bom deixar um ou dois dos brinquedos preferidos do pet dentro de sua casinha ou onde ele passa mais tempo, como na sala. Ao manter o cão entretido, os brinquedos ajudam a evitar que filhotes mordam e estraguem móveis da casa.

GeoIncorp - Copyright © 2011 - Todos os direitos reservados.
Av. Doutor Vital Brasil, nº 305 Sala 1402, Butantã, São Paulo - SP, CEP: 05503-001, Tel: (11) 3722-2677